segunda-feira, 5 de outubro de 2015

FORMAÇÃO PARA MERENDEIRAS - PROJETO SABIÁ


PROJETO CISTERNAS NAS ESCOLAS - PARTE II


         Prosseguindo o Ciclo de Capacitações e Oficinas de Educação Contextualizada, foi realizada nos dias 02 e 03 de outubro, no Salão Cultural da Igreja dos Mórmons, uma oficina com as merendeiras das escolas que foram contempladas com o Projeto Cisternas nas Escolas – Água de Educar – promovida pelo Centro de Desenvolvimento Agroecológico – Sabiá e ASA, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Bom Conselho. 

Almoço coletivo e com produtos orgânicos da região

Momento de interação entre grupos
Na oportunidade, além de conhecer toda estrutura de funcionamento do referido Projeto, as merendeiras assistiram videos educativos, palestras sobre segurança alimentar e nutricional, além de poderem apresentar e discutir sobre suas experiências vivenciadas nas escolas nas quais trabalham. Foi um momento muito importante para formação e informação, bem como, fazer um aprofundamento a cerca das questões inerentes ao bom uso da água e dos alimentos manipulados no preparo da merenda escolar que é distribuída para os alunos da rede municipal.

Dinâmica para descontração

Estudo e aprofundamento


Cicero Gomes do CAE e Sueli Tenório Secretaria de Educação - (A direita) 

Rigoberto Arantes - Assessor Pedagógico e Merendeira da Escola Alfredo do Amaral Canuto do Sítio Queimadas
Apresentação do Estudo de Grupos
Como se tratava também da merenda escolar, houve a participação do Sr. Cícero Gomes Presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e da Srtª. Sueli Tenório, representante da Secretaria de Educação e responsável pela equipe de distribuição da merenda escolar no Município. O evento teve o apoio também das coordenadoras pedagógicas Andréia Pollyana  e Juliana Queiroz, além do Coordenador do referido Projeto, Rodrigo Adrião e Rigoberto Arantes – Assessor Pedagógico.
Um dos momentos bastante significativos foi na hora do debate e esclarecimentos, no qual o Presidente do CAE, Cícero Gomes e Sueli Tenório, esclareceram sobre a segurança alimentar, a logística que envolve a merenda escolar desde os produtores/fornecedores até o fabrico da merenda nas escolas.
Todas as merendeiras receberam um título que até então as mesmas não conheciam, porém já praticavam tal ação no dia a dia na sua função, ou seja, o de que toda merendeira é considerada a GESTORA DOS RECURSOS HÍDRICOS NA ESCOLA que trabalha. Todas ficaram maravilhas e falaram que seria muito viável que houvesse pelo menos uma vez ao ano, encontros de formação e oficinas para as merendeiras de toda rede municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário